Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

TRANSTORNO BIPOLAR

Apesar de muitas dificuldades em controlar o Transtorno Bipolar, a importância do tratamento é inquestionável. Embora não se possa falar em cura do Transtorno Bipolar com a medicação e com as terapias coadjuvantes, a severidade dos episódios pode ser substancialmente diminuída (normalmente até abolidos) e a qualidade de vida dos pacientes e familiares consideravelmente ser melhoradas.

Que é transtorno bipolar?
O Transtorno Bipolar, conhecido também como ao Transtorno Maníaco Depressivo (antiga Psicose Maníaco-Depressiva), é um transtorno psiquiátrico comum e tratável. Esta doença atinge aproximadamente 1% da população geral e é associada com um prejuízo significativo da função do indivíduo e um risco aumentado de suicide.

O Transtorno Bipolar é caracterizado por períodos de elevação anormal do humor, freqüentemente com episódios de depressão. Tais episódios afetivos extremos têm, freqüentemente, um substancial impacto negativo nos pacientes e em seus familiares, podendo comprometer as finanças da família, os relacionamentos, a capacidade funcional social e ocupacional e a qualidade de vida (veja Transtorno Bipolar no DSM. IV e no CID-10 ).

O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) se manifesta clinicamente sob a forma denominada Tipo I (com predomínio de episódios de mania), que corresponde a uma incidência de cerca de 0,8% da população geral, e a forma Tipo II (predomínio de episódios depressivos), em cerca de 0,5% da população geral.

O humor elevado é diagnosticado como mania, hipomania, ou um estado misto, onde os pacientes experimentam mania e depressão. Um episódio maníaco é caracterizado por humor elevado que dura uma semana ou por muito mais tempo e, freqüentemente junto com outros sintomas, tais como sensação de energia aumentada, pensamentos rápidos, ego inflado, necessidade diminuída de sono, irritabilidade anormal, euforia, o juízo crítico deficiente, e comportamento de risco aumentado.

Embora muitos indivíduos experimentem os sintomas iniciais de mania como prazeroso, um episódio maníaco pode ser perigoso. O julgamento do indivíduo é severamente prejudicado e as ações são realizadas sem uma consideração cuidadosa do potencial de risco, do eventual impacto negativo na saúde, nas finanças, na carreira ou nos relacionamentos.

Mania severa, freqüentemente pode ser acompanhada de comportamento psicótico, os indivíduos podem experimentar alucinações, ilusões, paranóia, ou delírio humor-congruente. A Hipomania é um grau menor e menos exuberante que a Mania e se caracteriza por um período do humor anormalmente elevado, associado à sintomas psicomotores (ansiedade, inquietação, eloqüência, etc) que podem durar desde alguns dias até muitos meses. A Mania e a Hipomania são diferenciadas, geralmente, pelo grau de comprometimento das funções cotidianas do indivíduo, tais como seus inter-relacionamentos e/ou desempenho no trabalho (veja Episódio Maníaco no DSM. IV e no CID-10 ).

A Depressão é, pois, um transtorno médico e psiquiátrico que dura no mínimo 2 semanas e produz uma combinação de sintomas físicos e emocionais com prejuízo em múltiplos domínios do funcionamento da pessoa. O sintoma básico da depressão costuma ser a perda do prazer nas atividades que previamente agradáveis, juntamente com sentimentos de tristeza, de desesperança e pessimismo.

Este sintoma básico é acompanhado por uma variedade de sintomas físicos, tais como, alterações do sono, da concentração e da memória, baixa energia e mudanças no apetite .

0 Comments:

d