Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lembrancas de Mara(irmanzinha)


Margareth e Simone Mattos foram as melhores amigas de minha irma desde a infancia ate a adolescencia, mas precisamente ate o ano de 1985, ano que Deus levou Mara ao ceu, aos 13 anos de idade.

Segundo Simone, sempre que ela ouve essa musica se emociona, porque as tres , as irmas Margareth e Simone e minha irma Mara , num dia de chuva, dancavam e brincavam na praca perto de nossa casa cantando essa musica.
O ano de 1985 foi marcante, pois se deu a morte de Rock Hudson(ator). A primeira pessoa publica a declarar ser portador do virus HIV. Foi nesse mesmo ano que os cientistas comecavam a chegar a conclusao que o virus HIV nao se pegava com um simples olhar, ou um beijo.Afinal uma atriz que havia beijado Rock Hudson num filme ficou apavorada. Foi com a morte de Rock Hudson, que a populacao se apavorou. Pregava-se que AIDS era doenca de gay(era uma doenca chamada de Paste gay) ou drogados. Hoje ate leigos ja sabem que donas de casas tambem sao propensas.
Anos mais tarde o ator brasileiro Lauro Corona, que inclusive aparece no clip postado, morre, tambem de AIDS.
Nesse mesmo ano de 1985 Mara faleceu em 23 de Dezembro devido a uma hidrocefalia. Nesse mesmo ano Hugo, meu filho nasceu...
22 Natais sem minha irma Mara, e o primeiro sem os dois.

Tanta gente morrendo e outras nascendo. Todas essas quando nasceram, quem esteve a volta deles jamais pensou na palavra "morte".
Claro que minha mae 13 anos antes do ano de 1985 tambem nao imaginava que 13 anos mais tarde nao veria mais minha irma Mara na terra.
Lauro Corona. O rapaz bonito do clip(com uma faixa na cabeca), era o ator brasileiro, que eu, no ano de 1985, aos 19 aos de idade, achava mais bonito. Me espantei que 3 anos depois ele tambem nao estivesse mais na terra. Assim como minha irma Mara.
Anos mais tarde. Exatamente 22 anos depois foi a vez daquele que nasceu no ano em que tantos morreram...meu filho Hugo.
Nesse mesmo ano presente. Ano de 2007. Nasce a primeira sobrinha de meu filho Hygor. Quase uma neta para mim. Melissa e o nome dela.
Ha tempo para tudo na face da terra...ja dizia o sabio Salomao...
Ha tempo de viver, e ha tempo de morrer.
Nem todos foram escolhidos para um dia existirem.
No entanto para todos aqueles que tiveram o privilegio de um dia terem existido. Seja apenas no ventre da mae. Seja fora do mesmo ventre. para todos esses havera o seu tempo de morrer...
Interessante que a morte existe muito antes do virus HIV. No entando do ano de 1985 ate os tempos atuais, muita coisa ja se sabe sobre tal virus. Muitas polemicas ja foram caidas por terra.
Muitos preconceitos tambem.
Em 1990 , no Brasil, a reacao de Cazuza , diante o mesmo virus, cooperou muito para que a populacao respeitasse mais os portadores do virus HIV. Puderam ver que um soropositivo, pode falar, mexer-se, trabalhar, viver e ate cantar. Como fazia Cazuza, e muito bem.
Mesmo assim Renato Russo preferiu esconder ser soropositivo mais tarde. Possivelmente porque nao pretendia ser vitima do preconceito que ainda restava.
Atualmente tais preconceitos ja sao quase extintos. As informacoes vieram. Os coqueteis tambem. E nem mesmo os portadores do virus se sentem o que ja nao eram, "uns pobres coitados". Estao por ai trabalhando, estudando , enfim...vivendo.
Mas um dia vao morrer...
Vao morrer eles, e vamos morrer nos. Pois a morte existe muito tempo antes do que quaisquer doenca.
Antes se morria de velhice. Hoje se morre de acidentes, de doencas , de virus e etc. Enfim se morre...
Mesmo aqueles que acreditam ainda que ser soropositivo e ter uma sentenca de morte marcada, tambem ira morrer. E talvez antes do que qualquer soropositivo, pois a sentenca de morte foi marcada para todos. E nao foi marcada por um virus, mas por Deus.
E curiosamente, apesar de que a morte e um fato antigo. Ainda nos surpreendemos com ela, como se fosse algo incomum. Que so aconteceu na nossa familia. Ou em outros casos, que so acontece na familia do vizinho.
Acostumamos com as doencas mais estranhas que nos parecam pq nos informamos a respeito dela.
Passamos a conviver com essa realidade. Mas nunca. Nenhum de nos ainda nos acostumamos com a realidade da palavra MORTE.
Morrer faz parte da vida.
Ja diziam os antigos que "basta estar vivo para se morrer". E isso e um fato! No entanto vivemos nossas vidas fugindo dessa realidade que um dia cada um de nos teremos que encara-la frente a frente.
Bastar estarmos preparados para a vida ser eterna.

0 Comments:

d