Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Depressao ou Stress?

A poucos dias aconteceu uma tragedia numa cidade aqui perto , em USA.
Segundo a historia narrada num jornal local. Uma mulher , que era portadora de uma "doenca mental". Foi passear com 2 sobrinhos irmaos. Um menino e uma menina . A menina de 2 aninhos de idade, e o menino de 5 anos de idade.
Bem...nao se sabe o que essa mulher pensou, imaginou, criou em sua mente nesse momento, mas conta-se que de uma hora para outra, ela parou o seu carro; tirou toda a sua roupa, tambem as roupas das criancas e seguiu andando em sentido contrario aos carros numa rota de alta velocidade. A 495. Uma rota cerca da regiao de Boston e adjacencias.
Bem, obviamente foram atropelados e os tres morreram.
Logo no dia seguinte os jornais foram notificados pelos parentes das vitimas de que essa senhora estava em tratamento de uma "doenca Mental". E segundo os parentes de tratava de "depressao" a tal doenca mental.
As criancas eram filhos de sua irma gemea, por sinal.
O caso e que fiquei pensando: "depressao?".
Nao culpo os familiares dessa mulher por ter dito aos reporteres que ela era portadora de depressao tao somente, pois e muito natural que quando perguntados sobre o diagnostico de uma doenca mental, sempre se responda: "Ele ou ela, tem depressao ou stress.
Isso e feito porque e completamente sem sentido ter que explicar a estranhos detalhes dos sintomas de uma doenca mental. Seja ela desde depressao a esquizofrenia.
Existem milhares e milhares de transtornos, doencas mentais e sintomas relativos a esses. Cada um desses tem suas proprias caracteristicas, e muitas vezes a distincao de uma doenca a outra sao tao pequenas, que sequer os medicos podem dar um diagnostico correto de antemao.
Ocorre que uma coisa sei. Sempre que ocorre um acidente, um suicidio, uma tragedia como tambem o homicidio, em que o causador seja portador de uma doenca mental, sempre o diagnostico sera " depressao". O que quem esta dentro do assunto sabe que nao ha sentido nesse argumento.
Por exemplo. No caso dessa senhora, e obvio que ela deve ter ouvido alguma voz dizendo para que fosse a algum lugar daquela maneira nua. Ou que ainda que nao tivese ouvindo alguma voz, a sua mente criou determinada circunstancia que pensasse ser real ate chegar a tal extremo. Agora de maneira alguma isso seria um sintoma de depressao.
No maximo uma mulher depressiva teria se matado sozinha. Nao atirado seus sobrinhos para a morte e em circunstancias tao estranhas.
Todavia repito que por causa da omissao dos parentes em nao explicar a terceiros os reais diagnosticos dessa senhora. E em tantos outros relatos parecidos em outras historias, criou -se um dilema com a palavra "depressao". Por outro lado, como ja dito, nao os culpo, porque nao vejo razao alguma para que um parente de uma pessoa portadora de uma doenca mental tenha que explicar o que ela mesmo ainda quer entender a terceiros que nao sao letrados em ciencia e que nao vao entender bulufas.
O fato e que todas as pessoas que sofrem de uma doenca mental , sempre tera "depressao ou stress". Afinal, essas sao as unicas duas palavras relacionadas a um transtorno mental que leigos podem entender do que se trata rs.

0 Comments:

d