Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Dois extremos absurdos!

Sentei-me na sala de espera. Ao lado, uma mulher, talvez de 45 anos, por ai, sentou-se tambem e falava sozinha.
A principio pensei que estivesse,talvez, falando no seu celular, mas nao. Logo observei que nao tinha nada nas maos.
Ela falava de gravidez. Depois dizia a alguem que supostamente estaria conversando com ela: "Para de falar comigo!".
Uma amiga certa vez , disse-me que "as vozes", pertubam quem as ouvem. Essa mulher parecia ser normal, mas estava conversando com alguem que os demais nao viam. Alguem que vive apenas na sua imaginacao, mas que para ela, e real.
Um pouco depois chegou um jovem hispanico , vestido totalmente com uma cor bem similar ao amarelo, mas nao tao reluzente quando o amarelo o e. Esse perguntou-me se sou brasileira, e tivemos uma conversa rapida. Ele comentou-me que e vitima da esquizofrenia, apesar de me parecer tambem totalmente normal. Devia dar-se muito bem com a medicacao que usa, pois sua aparencia realmente nao condizia com um esquizofrenico. Sequer estava falando sozinho.
Notei que sentiu-se um pouco constrangido quando contou-me que e esquizofrenico, mas talvez, por estarmos os dois na sala de espera de uma clinica para desordens mentais, sentiu-se mais confortavel de conversar a respeito.
Disse-me que usa zyprexa, e que se da muito bem com tal medicamento, mas sente sono. Muito sono, durante o dia .
Sai, e retornei mais tarde.
Na segunda vez , observei uma moca visivelmente de boa educacao, sentada com sua filhinha incrivelmente inteligente. A garota contava bolinhas num brinquedo encima de um balcao da sala de espera...um, dois, tres, quatro, cinco. Entao sua mae, pediu-a para contar tambem em espanhol. E nao e que a menininha tambem sabia?.
Fiquei ali observando a inteligencia da garota. Muito esperta mesmo. Quando soube que so tem 5 anos e sabe contar em ingles e tambem em espanhol corretamente ate muito mais do que 10, fiquei surpresa!.
Sua mae contou-me que ela ainda nao frequenta escola, mas que ela mesma ensina a sua filha, mas que espanhol aprendeu com sua irma mais velha que aprende na escola.
Gostei muito dessa mulher. Tem uma conversa agradavel, e muito carinho por sua filhinha sabida.
Conversa vai e conversa vem, ela conta-me que e bipolar tipo 1 e 2. Tambem com mania plena, e tambem ,como o rapaz, faz uso de Zyprexa.
No entanto quem ia se consultar era a pequena inteligente, que nunca dormia. Precisava de alguma coisa que a fizesse dormir.
Incrivel como dormir pouco nao interferia no raciocinio da pequena sabidinha. Achei curioso isso.
Minha nova amiga entao contou-me que zyprexa dava-lhe sono, assim como o rapaz. E como a filha nao dormia, ficou o dilema entre as duas. Dois transtornos opostos numa mesma casa, e familia. E dificil isso, e eu bem sei.
Enquanto aguardava meu psicologo que logo veio desmarcar a consulta mais uma vez na sala de espera, decidi pedir as secretarias pelos recordes medicos do meu filho Hugo Giuberti.
Para minha surpresa, pelo fato, de ele ja ter 21 anos, quando Deus o levou, so posso conseguir isso por vias judiciais. Ainda que mostre ao orgao o atestado de obito dele, e impossivel que eu tenha qualquer contato com medicos, recordes medicos ou qualquer coisa ligada ao assunto sem autorizacao de um juiz.
Bem, eu ja sabia da existencia desse problema quando ele ainda vivia aqui na terra. Apos 18 anos de idade, os pais perdem qualquer controle sobre a vida medica dos seus filhos no estado de Massachussetts pelo menos. O que sempre discordei.
Se o rapaz, que no caso sao os nossos filhos, nao der uma autorizacao escrita e oficial para que tenhamos acesso ao tratamento, remedios, e etc, simplismente nao teremos mesmo nenhuma informacao. Assim como eu nao tive apos os 18 anos de Hugo.
Muito raramente conseguia passar por cima disso e conseguir obter algumas respostas.
Em caso de internacoes e mais engracado ainda, para nao dizer tragico, pois o filho teria que dar uma autorizacao a quem quizesse para que possa entao saber o que esta se passando.
Curiosamente esse mesmo filho retorna ao seio da familia sem que essa saiba com o que , exatamente esta lidando. E tragico , ou e engracado?
Bem, mas conversando hoje com a secretaria que se recusou a repassar a mim os recordes medicos de Hugo, ela disse-me que apos os 18 anos a lei nao permite que nem mesmo os pais fiquem a par da saude dos seus filhos, mesmo apos um falecimento, Exceto se esse decidir que saiba, mas como?
Dificil isso, pois ele nao esta mais aqui para autorizar. Entao nesse caso tera que ser um juiz. Oh ceus!
Sentei-me novamente e fiquei pensativa nessa lei que me incomodou nos ultimos anos, mas por outro lado compreendo que o Brasil tem uma lei oposta a essa que incomoda o doente.
Os pais, ou familiares podem forca-los a serem medicados, internados ou ate mais sem a autorizacao do mesmo fazendo -o sentir-se incapaz quando nao o sao.
Trabalham , estudam, namoram, casam, tem filhos, vao para o exercito e tudo mais. Entao por causa do extremo da lei do Brasil muita gente tem internado pessoas que estao aptas a continuarem morando em suas casas, e o fazem para proveito proprio.
Por causa disso, aqui em Massachussetts isso e impossivel. Para dar o individuo a liberdade de ir e vir, ou de decidir pelo tratamento medico, escolha de remedios, de hospitais e etc sem o envolvimento de terceiros.
Considero os dois extremos crueis. Um extremo cruel para o paciente e o outro extremo cruel para os familiares.
Na minha visao , e ja avisando, uma visao experiente no assunto, digo que existem brechas nos dois sistemas que precisam ser reavalidades e transformados para o bem estar de ambos, paciente e familiares.
Cheguei a responder a secretaria: "Foi essa lei que matou o meu filho!". Ok..ok...eu sei que ela nada tem a ver com isso. Esta la apenas seguindo instrucoes, assim como aquele cara que trabalha na padaria de frente a estacao do trem que vende dois bolinhos pequenos de bacalhau por 1 dolar. Mesmo assim falei.
Eu sei que ele teria morrido muito mais rapido se estivesse no Brasil, e se lhe tivesse sido imposto internacoes e tratamentos obrigatorios e contra a sua vontade.
Hugo foi um jovem extremamente dinamico, independente e determinado demais para aceitar que terceiros se envolvessem em seus negocios. E por isso teria ido muito mais rapido e com muito desgosto se tivesse sido tratado no Brasil.
Pelo menos dessa forma faleceu com a dignidade que tinha e com o respeito que se dava.
Era como ele mesmo dizia: "Eu tenho honra!".
Se fossemos contar quantas vezes Hugo usou a palavra "Honra", pelo menos, nos ultimos anos, perderiamos a conta. Ele gostava de usar essa palavra.
E o mais legal, e que nao so usava, como tinha mesmo. Muita, muita dignidade.
Os que conhecem sao enfaticos ao afirmarem: "Ele deixou um bravo testemunho".
Tinha defeitos tambem. Nao chegava a ser o proprio Jesus Cristo. Mas nenhum defeito que afetasse o seu carater. Isso e a mais pura verdade.
Ok. Entao desisti de pedir os recordes medicos dele, e minha psiquiatra decidiu me atender hoje ainda, afinal desde novembro nao a vizitava.
Eu sei que no Brasil, a cultura desinformada das pessoas, as fazem pensar que psiquiatra e medico de louco, mas juro que nem como merda e nem rasgo dinheiro. Alias, se me pagar uma boa grana , capaz ate de eu comer merda. Ninguem e de ferro!.
Na cultura americana, que querendo alguns ou nao, pelo menos, nesse quesito de compreensao medica, todos sabem que psiquiatras sao medicos para tratarem da saude mental, e isso inclui casos ate de insonia, ou sonolencia demasiada. Enfim tudo que tem a ver com a "Mente".
No Brasil qualquer clinico pode prescrever qualquer remedio. Aqui nao. Cada um dentro da sua especializacao.
Sao os psiquiatras que prescrevem soniferos, anti depressivos, anti psicotios, anti tudo que tem a ver com a mente.
Bem, gosto dessa medica. Ela e bastante profissional, alem disso tambem e psicologa, o que e muito raro as duas especializacoes num mesmo medico.
Contei a ela que estou com falta de energia algumas vezes, e outras vezes com excesso, mas com a mente cansada.
Na verdade acho que esta faltando alguma vitamina no meu organismo. Nao sei que vitamina tem o queijo, mas tenho comido bastante nos ultimos dias rs. Adoro queijo.
Bah, agora cansei de escrever por hoje...
So queria que ficasse registrado mesmo e a questao desses dois extremos absurdos.
Pronto. Falei!

0 Comments:

d