Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

domingo, 10 de fevereiro de 2008

JACKELINE BERGAMO




Quem poderia imaginar que essa menina linda, de sorriso maravilhoso, e alegria estampanda no rosto, um dia poderia intentar contra a sua propria vida, e com o agravante de conseguir o seu intento?
Jackeline Bergamo...
Realmente chocante a historia dessa linda criatura. E mais ainda foi emocionante o meu contato com sua carinhosa mae, Heloisa Bergamo.
Heloisa procurava no orkut uma outra mae enlutada que perdeu o seu filho via bipolaridade. Imediatamente entrei em contato com ela
Nossa primeira conversa foi longa e cheia de revelacoes que com certeza nenhuma de nos duas confidenciamos a outras pessoas. Porque?. Simples... porque ela sabia exatamente do que eu estava falando, e vice versa.
Nossa dor , nossa luta, nossa amargura, e nossas conquistas foram exatamente iguais durante o periodo em que nossos filhos estiveram na terra, e depois que se tornaram vitimas da bipolaridade.
O desespero. Os medos, os receios, foram exatamente o mesmo.
Arrepiavamos quando falavamos das reacoes bipolares de ambos uma a outra. Encontravamos tantas semelhancas entre os dois.Ate mesmo no olhar quando parava e ficavam pensativos. Nos sabiamos exatamente no que estavam pensando quando seus olhares se perdiam da realidade, do tempo, das pessoas, objetos e paisagens que estavam as suas voltas.
Minha espinha sofreu calafrios quando ela, Heloisa, contou-me que antes da primeira crise evidente de Jack , seu olhar travou, parou completamente, mal seus olhos piscavam. Lembrei-me imediatamente de Hugo com o mesmo olhar aos 17 anos de idade. A primeira vez...
Tambem a primeira vez de Jack foi igual...olhar parado, concentrado, introvertido, dentro de um mundo que nao e o nosso.
Salvar o mundo!
Uma necessidade crucial de salvar o mundo!
Heloisa perguntou-me:
Ele tinha isso , Lucilia? Ele sentia uma necessidade fora do normal de salvar o mundo e a humanidade?.
Sim...tinha. Sempre que a crise ia voltando sua conversa tendia a salvacao da humanidade.
Heloisa se emocionou...
A medida que iamos conversando iamos identificando duas personalidades que nunca se conheceram, e que foram tao parecidas...
Duas pessoas tao distantes geograficamente. 10 horas de viagem dentro de um aviao. E com identificacoes tao semelhantes...
Essa identificacao tem um nome. Identificacao quase comparada a imprensoes digitais semelhantes. Mentes que se cruzam em nome da bipolaridade.
As poucas, ou muitas diferencas que existiram entre Hugo e Jack, dentro dos sintomas bipolares, se deram apenas por uma diferenca basica e relevante ao mesmo tempo de diagnostico.
Jack foi bipolar do tipo mixto. Com descidas ate a depressao aguda, a subidas de humor ate o estado mania.
Hugo foi do tipo mania, o que a ciencia tambem chama de estado de euforia. Nao tinha descidas, mantinha seu humor somente na mania. O que a medicina chama de mania plena.
Jack nao so tinha mania. As fases variavam entre depressao e mania.
No entanto o olhar pensativo quando maquinavam uma maneira de salvar o mundo e a humanidade se dava na fase mania.
E um estado de otimismo agudo, ao contrario da depressao que desce ao pessimismo extremo.
Otimistas entao, decidiam que eram capazes de salvar o mundo, e que bastaria para isso criar um modo, uma maneira disso ser possivel.
Hugo chegou ao obito na fase mania. Uma vez que nunca, descia a depressao, ja que tem diagnostico bipolar tipo I, com mania plena.
Excitado com novas ideias, novos planos para salvar o mundo e a todos os que leem esse depoimento, entrou em extase mental e nao viu nada a sua volta...
Foi fatal, o trem nao esperou que sua crise acabasse. Como nada na vida espera.
A vida prossegue com tudo correndo naturalmente , e independente dos estados emocionais de terceiros. Natural isso... O trem nao podia parar...
Seguia seu destino. O destino dos passageiros que precisavam prosseguir com seus projetos, que nao eram,talvez, o de salvar o mundo, ou as pessoas, mas de viverem simplismente...
Estranhamente tambem foi na fase mania que Jack chegou ao obito.
Por incrivel que pareca, ela nao estava na fase depressiva quando correu ate a janela de sua casa pulando para a morte, porque gritava: "Eu preciso salvar o mundo e as pessoas!". E sempre que tentava a morte , teimava e alegar a mesma razao...salvar o mundo. Tambem a mae revela que ela se encontrava "agitada", o que nada tem a ver com depressao, e sim com a fase da euforia(mania).
Ou seja Jack, ja havia variado seu humor rapidamente. Esse e o tipo mixto.
Ainda que tenha sido diagnosticada a principio com depressao apenas, e nao como bipolar, a variacao aconteceu, pois qualquer leigo sabe que pessoas deprimidas nao ficam agitadas. Salvo a depressao psicotica ou maior. Que ja, no caso, se trata de outro caso.
Por alguma razao, Jack acreditava que precisava morrer para que o mundo e as pessoas ficassem felizes e salvas...
Como profunda conhecedora dos sintomas da fase mania, posso imaginar que jack estampava segundos antes o momento que pulou a morte o olhar parado. E meditava com cuidado no melhor plano para fazer isso...
Geralmente sentavam-se no sofas de suas casas e ficavam ali pensando. Ao mesmo tempo levantavam e se tornavam demasiadamente inquietos.
Saiam e entravam, saiam e entravam, saiam e entravam. Subiam e desciam as escadas. Entravam num quarto, em outro. Sentavam-se novamente e escreviam, escreviam sobre seus planos de salvar o mundo.
Sim, esse com certeza e um dos sintomas da mania.
Enquanto um depressivo deita-se e espera a vida passar entristecido. Uma pessoa com mania levanta-se e determina o que fazer. Teem sempre projetos novos para suas vidas terrenas, e projetos inteligentes. Ate surpreendentes!. Sempre esta disposto a executa-los.
Eles agem, interagem, sao extremamente inteligentes e estao sempre ansiosos para lutar, vencer!.
Ostentam um sorriso nos labios e uma paz na alma que influencia, ao mesmo tempo que a ansiedade quimica os fazem ficarem aflitos demais para alcancarem seus objetivos de vida.
E um sintoma totalmente oposto a depressao. O outro cume. O outro auge. O outro extremo.
Hugo nunca, nunca sentia depressao, tristeza, ou ficava apatico. E por isso mesmo eu nunca imaginaria que ele surpreendentemente morreria por causa da bipolaridade. E qualquer pessoa que sugira ao contrario disso, sugira tal sintoma em Hugo, com certeza nao conhecia verdadeiramente o meu filho, Hugo Giuberti.
Ou esta mentindo. Ou mente para si mesmo. Ou supoe conheco-lo mais do que quem passou 6 anos da vida de Hugo ao seu lado, conversando com medicos, convivendo com ele. Vendo tudo de perto, conhecendo-o verdadeiramente enfim...eu. Ou supoe conhece-lo mais clinicamente do que os medicos que o trataram.
Junto a todos esses sintomas, Hugo tambem possuia uma fe plena e visivel e expressada em Deus. De maneira que as duas coisas juntas o fez ter nao so mania plena, mas vida plena e muita vontade de viver e de concluir os muitos planos que fez para a sua vida, concluir seus estudos, sua compania,seus projetos.
A unica coisa que eu encontrei que poderia assemelhar a um "bilhete" de Hugo, se tratava de mais uma das listas que fazia antecedendo a alguma coisa que pretendia fazer. E essa dizia:
Agosto:
1- Ver meu pai,
2- Encontrar uma moca crista e espiritual,
3- Trabalhar com afinco para inaugurar minha compania ate o final do ano.

E como o seu irmao Hyuri de apenas 11 anos revelou no velorio de Hugo:
Ëu jamais vou esquecer-me de quando fitava-me dentro dos meus olhos e dizia: "Hyuri, voce precisa viver a sua vida com total plenitude". E Hyuri concluiu dizendo: Ëu tenho certeza de que meu irmao, Hugo, viveu a sua vida completamente e com plenitude".
Depois de tudo a unica coisa que posso afirmar com todas as letras e que a mania mata. Tambem mata! Tanto quanto a depressao.
A Mania matou Hugo, bipolar tipo I, com mania plena. E matou Jack, bipolar tipo II, tipo mixto.
Qualquer extremo mata!

0 Comments:

d