Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

domingo, 23 de agosto de 2009

O peso da cruz

8:13 da manha, e ainda nao dormi. Sim, tenho sono, mas ainda nao tive a oportunidade de dormir. Sabia que logo cedo tinha um compromisso e na espectativa de acordar, acabei nao dormindo.
Por volta das 6:30 fui abastecer o carro com muito sono. ao colocar o cartao de ATM na bomba de gasolina, acabei por duas vezes errando a posicao do cartao, e por isso ele foi bloqueado. Tentando resolver a situacao com o banco, acordei ficando meia que "eletrica", por algum tempo perdi o sono, ajudada tambem por um liquido energizante qualquer.
Ja no meu destino, fui obrigada a participar de uma conversa desconfortavel. Mais ainda porque e uma manha de Domingo. Um domingo do dia 23 de Agosto de 2009. Exatamente 2 dias antes de completar 2 anos que enterrei meu filho Hugo. Foi num dia como esse, que vi um caixao marrom, muito bonito, descer ao solo , levando consigo o corpo de um alguem tao querido para mim.
Ainda antes de me levantar, quando o sono ja me derrubava, enquanto minha mente refletia: "Esta na hora de levantar!". Nesse tempo, minha mente ficou entre o conciente e o subconciente talvez, nao sei...mas ficou num estagio em que lembrava-me de meu filho com vida terrena. Em seu corpo tao lindo que era, e podia matar a saudade, pois essas lembrancas ficaram quase que como paupaveis. Como se minha mente nao pudesse captar a realidade com perfeicao, deixando-me duvidas das circunstancia da morte carnal em que meu filho se encontra.
De alguma maneira, por alguns momentos, houve um encontro de nos dois. Enquanto eu ali deitada pensava nele, e vez ou outra quase pegava no sono.
Algumas vezes sorria lembrando-me de coisas engracadas que ele fazia. Outras vezes meditava: " Isso faz tempo, nao foi hoje!". mas meu cerebro teimava em crer que acabara de viver tais momentos com ele. Algumas coisas que acontecem nas profundezas dos misterios de nossas mentes sao inexplicaveis, mas talvez tenha conseguido me fazer entender .
Mas a caminho do meu destino, a conversa desagradavel teimava em pairar no ambiente. Tentei desviar o assunto a todo custo. Ou ate mesmo ignorar, mas era impossivel. A pessoa que detia a narracao, teimava em me martirizar com seus proprios problemas, ciente de que tais atingiriam a minha pessoa. Uma vez que nossos "emocionais" estao interligados pelos lacos afetivos.
Nao ha necessidade de contar-lhes os motivos da conversa. Sequer o nome de quem a iniciou, pois nao e da conversa em si, que quero vos falar. Tambem nao e a pessoa em si, que quero citar, e sim de uma verdade que se faz necessario saber. Ou tomar ciencia, uma vez que , no fundo, todos nos sabemos, mas e mais facil para todos nos ignorar essa verdade.
Falo-vos da cruz...
Sim, da cruz! Da tua cruz!
Jesus, tomou a sua cruz. A cruz de todos nos que somos pecadores, e a levou nas costas ate o monte do calvario para morrer por ti.
Antes disso padeceu a chicotes, espancamento, humilhacoes...
Sim, Jesus fez isso por ti. Por isso, nao ha necessidade que voce tente levar a sua cruz, porque Jesus ja fez isso por ti, amigo. Portanto coloca o teus traumas, teus problemas, nas maos de Jesus, porque o fardo de Jesus e leve...e suave...
Nao creia que teu pai, tua mae, teu irmao, teu amigo, teu marido, esposa, pode carregar esse peso por ti. Porque ser humano algum teve, ou teria essa capacidade alem de Jesus.
Antes do proprio Deus descer a terra, e habitar entre os homens, e se chamar pelo nome Emanuel. Sim, antes disso, Ele olhou toda a terra, e nao encontrou nenhum justo que pudesse suportar a dor, e o peso de uma cruz. E foi exatamente por isso, que Ele mesmo, se sujeitou a Si mesmo, e veio habitar entre nos.
Acaso fossemos capazes disso, de suportarmos as cruzes uns dos outros, nao haveria a necessidade de Deus descer ate nos.
Se nao podemos suportar a nossa propria cruz. Que dira outrem?
Nao tenho toda a experiencia do mundo, mas um bom ensinamento que ja recebi as duras dores. E que nao podemos jogar nossos fardos no lombo de outros pecadores. Nao somos capazes...
Pais sao imperfeitos. irmaos sao imperfeitos. amigos sao imperfeitos, e portanto absolutamente ninguem podera suportar o peso da sua cruz.
NO entanto voce tambem nao a suportara . Somente Jesus, amigo. Somente o redentor!
Enquanto eu nao entendi isso, passei responsabilidades de meus erros, de meus pecados, e ate mesmo de meus traumas para outros.
E mais facil crer que outro ser humano tem a responsabilidade de carregar consigo nossas dores, nossos pecados, nossos erros.
Claro, nossos acertos, tendemos a creditar responsabilidades em nos mesmos. mas nunca nossos erros.
Passamos nas provas escolares porque somos inteligentes, ou porque estudamos muito.
Nao passamos nas provas escolares, por culpa do professor que e implicante, por culpa daquele tempo que nao tive para estudar. por culpa do amigo que me atrapalhou, por culpa desse, ou daquilo, mas nao somos capazes de reconhecer que temos erramos.
E quando ha de fato culpados. Nao culpamos as pessoas certas. E mais facil culpar as pessoas mais envolvidas emocionalmente conosco, porque temos a doce ilusao de que elas sao "super herois", 24 horas lutando para nunca nos darmos mal na vida.E que irao conseguir essa facanha.
Nao e verdade...
A vida e muito mais complicada do que 2+ 2. E Jesus ja avisou isso quando disse-nos: " No mundo tereis aflicoes". E acrescentou: " Mas tendes bom animo, porque EU venci o mundo!".
Sim, foi Jesus quem venceu o mundo. Nao fui eu! Nao foi voce! E se nao fosse Jesus, teria sido o mundo que nos teria vencido.
E certo que os grandes traumas, as mas memorias, sao grandes inimigo de nossas almas. Inimigos esses, que estarao presentes em nosso ser, ate o nosso ultimo suspiro.
Nao conseguiremos nos livrar deles. Nenhuma psicologia humana, podera nos fazer esquecer do que esta agarrado em nossas memorias. Nenhuma terapia secular, ira nos livrar daquilo que nos corroi completamente.
Isso podera nos ensinar a convivermos com nossas dores. Vencendo os obstaculos de um a um.
E o que precisamos aprender...
A convivermos conosco.
Precisamos aprender a convivermos conosco. A sermos uma boa companhia para nos mesmos.
E mais facil sim, sair as ruas e despejar a outros nossos dilemas. nossas causas, do que ficarmos a sos conosco e deitarmos aliviados com a verdade do Evangelho que diz: " Eu sou o caminho, a verdade, e a luz".
Deleita-te no Senhor...
Descanse n'Ele...
A vida passa...
Passara...
E somente la no ceu, que encontraremos uma vida sem dilemas, traumas, dores.
Por enquanto aprenda a ser um bom amigo para voce.
Tambem volta e meia ajude alguem a carregar a cruz, como fez o cirineu que ajudou Jesus por um trecho de sua caminhada.
O cirineu nao suportaria, passar pelas chingamentos, as humilhacoes, os tapas, os chicotes, e depois carregar a tua cruz ate o calvario, mas o cirineu pode aliviar um pouco apenas, do peso da cruz.
E o que podemos fazer uns pelos outros.
Ajudarmos no dia a dia uns dos outros com boas palavras, oracoes, o pao dividido.
Ajudar outras vezes com o ouvir...tao somente.
Ajudar com aconselhamento quando necessario,
Ajudar com o sorriso na hora certa, e as lagrimas conjunta rosto a fora.
Sim, podemos ser como o cirineu e ajudarmos, mas nao podemos ser como Jesus e andarmos por todo um caminho, ou por toda uma vida, ate o calvario levando a cruz uns dos outros.
Cada um que pegue a sua cruz e ande, disse Jesus. E quando essa estiver muito pesada, disse Jesus, coloque-a nas costas de Jesus, porque o fardo d'Ele, e de fato suave...

Que Deus nos abencoe, amem.

0 Comments:

d