Mae! Eu ja li a Biblia toda varias vezes. E a conclusao que cheguei e que a missao de todos nos, aqui na terra, e amarmos uns aos outros!
HUGO MAGNO DE BARROS GIUBERTI
Desceu a terra em 10/09/85 e Subiu ao ceu em 20/08/07

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Aonde estao os mortos?




Nunca um texto, ou textos me deixou tao claro o quanto e perigoso o pretexto concluido de um texto sem um amplo contexto, do que o livro biblico chamado Eclesiastes.
Acabamos de entrar no ano de 2008 a poucas horas atras. E um novo ano.
Para mim os ultimos meses do ano de 2007 foram tempos de muita reflexao no ja tao filosofado "sentido da vida".
E claro que um acontecimento como esse que vivi leva qualquer ser humano a profundas analises de si mesmo, de outrens e do mundo em geral.
Ja era de longo anos que volta e meia vivi a sindrome de "Matrix". Apesar de nao ter nunca assistido tal filme ate o final, meus filhos sempre insistiram que eu o assistisse dizendo-me que trata-se de um classico . E ja chegaram a me explicar um pouco da teoria do filme "matrix".
Certamente trata-se de uma ficcao . Obviamente nada daquilo e verdade. Ou quem sabe parte de alguma coisa seja?. Nao sei...
O fato e que eu poderia chamar de sindrome de Matrix essa sensacao de que talvez nao estejamos de fato vivendo o que supomos ser as nossas realidades.
Se nossos sonhos fossem continuos a cada vez que sonhamos. Ou seja, se houvesse uma historia continua , que fizesse sentido a cada vez que dormissemos e sonhassemos. Como saberiamos ao certo qual das realidades e a nossa?. Aquela que vivemos acordados ou aquelas que supostamente viveriamos dormindo?.
Posso garantir que todos nos nunca teriamos certeza se de fato estariamos acordados quando sonhassemos ou se estariamos acordados quando vivessemos o que vivemos hoje, no nosso tempo real. No tempo do hoje e do agora.
Essa sensacao de estarmos acordados nao faria sentido algum se nossos sonhos tivesse uma historia continua de uma vida feita de nascimento, casamento, filhos, sequencias de vida que sempre acontece quando estamos de olhos abertos.

Por isso mesmo a sindrome de matrix(nome criado por eu mesma rs). Poderia classificar aquela sensacao que as vezes tenho, e acho que alguns tambem a tem de que estamos vivendo sonhos, ou pesadelos.
Entao olhamos em volta e pensamos...isso e mesmo real?
Nao sei se tal pensamento e caracteristico de pessoas que pensam muito no sentido disso e daquilo. Naquelas que chamamos de demasiadamente analiticas. Sou uma dessas pessoas.
Tambem nao sei se tal pensamento e caracteristico de pessoas que sofrem de desassociacao. Um quadro comum dentro da ansiedade ou stress elevado. Tambem sou uma dessas pessoas.
Talvez seja as duas coisas...tambem nao sei.
Mas o fato e que tenho sempre a sensacao que nao estou, nao sou, nao fui, nao vim, nao vou, mas que ja vivi tudo o que ja vivo. OU que a qualquer momento vou dispertar.
Nada disso tem a ver com o falecimento de Hugo. ja e coisa antiga.
Bem...mas se o tempo de Deus e temporal. Nao seria estranho que realmente todos nos ja tenhamos vivido o que acreditamos ainda estarmos vivendo.
Dificil de entender isso? Eu sei que e.
Isso explicaria o que alguns chamam de teoria da predestinacao.
O que seria predestinacao na visao biblica para alguns?
Predestinacao para alguns significa que creem que alguns ja sao destinados ao ceu, e outros ao inferno. Alguns ja seriam predestinados a serem salvos. E outros nao. O que concordo que e um completo absurdo. Deus seria injusto se tivesse escolhido antecipadamente quem seria salvo ou quem nao.
No entanto. O tempo de Deus de fato e temporal. Para Ele nao existe nem passado, nem presente e nem futuro. mas o tempo e um todo em linha reta.
Ele nao precisa olhar para frente para ver o futuro e nem olhar para tras para ver o passado. Ele olha o todo.
Oras, se Ele olha o todo, entao de fato nos ja chegamos ao fim e ainda estamos no comeco de nossas vidas terrenas.
Dessa maneira a predestinacao existiria nao porque Deus tivesse escolhido antecipadamente quem seria salvo ou nao. mas porque no "passado" nos mesmos ja escolhemos o nosso destino espiritual e estamos com nossas mentes limitadas ao "tempo" que foi dado como relogio humano, mas que para Deus nao existe.
Se nao entendeu ainda. E so raciocinar...

Essa teoria explicaria muitas dissensoes teologicas, mas nao teimo nela. Apenas sou analitica. Como ja dito.
Explicaria ate mesmo essa sensacao que tenho que tudo de fato esta no controle de Deus. Mesmo que eu queira remar para outro lado , o meu barquinho sempre esta indo por onde Deus quer que eu passe. Nao tem jeito.
E quando a Eclesiastes?
Hummm. O assunto "morte" . E o assunto mais misterioso para toda a raca humana. Apesar de existir desde o principio do mundo. Ate Abel morreu la no livro da criacao, a saber Genesis. Puxa!
O mundo mal havia sido criado e a morte ja estava la.
Entao Eclesiastes fala muito da morte. O autor fala de outros e outros assuntos em varios textos, mas volta e meia cita a palavra "morte".
Os textos lidos sem contextos sao inexplicaveis, pois batem de frente com outros textos biblicos como se discordassem.
Isso nao e normal... pensei eu... tem alguma coisa errada.
Oras, mas como haver algo errado na Palavra da Verdade?. Que seja anatema! Pensei eu novamente...
Quem sou eu para imaginar que ha algo errado com a Palavra de Deus?! Continuei pensando.
Oras, o sabio Salomao fala da morte como se fosse o fim!.
Suas citacoes quanto a morte invalidam tudo o que outros textos biblicos pregam nas letras de outros autores .
Cismei!
Fiquei ali lendo todo o livro de Eclesiastes tentando entender o que Salomao queria dizer sobre a morte que contradizia ate mesmo o Evangelho de Jesus que prega a salvacao pela cruz.
Como assim os mortos morrem com seus odios, com seus amores, com suas paixoes e tudo o que viveu na terra?
Como assim nao temos certeza de que o espirito humano sobe ao ceu?
Oras...Salomao enlouqueceu?! Pensei mais um pouquinho.
Entao ja no final do livro de Eclesiastes verifico que Salomao faz uma afirmacao que nao havia feito nos capitulos anteriores. Ele diz:
"Entao nosso corpo voltara para o po da terra de onde veio, e o nosso espirito voltara para Deus, que o deu".
Parei!
Alto la! Salomao ate agora estava afirmando : "Tudo o que voce tiver que fazer faca o melhor que puder, pois no mundo dos mortos nao se faz nada, e ali nao existe pensamento, conhecimento, nem sabedoria. E e para la que voce vai".
Inclusive o paragrafo acima ja vi citado em textos atuais como uma verdade.
Hummm(novamente). E o tal do texto sem contexto que nao pode ser pretexto.
O proprio Salomao no final do Livro de Eclesiastes afirmou que o espirito volta para Deus.
Entao, vamos ver o que esta errado.
Reli tudo novamente. Antes pedi sabedoria do alto para entender a contradicao de Salomao consigo mesmo e com outros.
Lembrei-me que certa vez decidi por eu mesma fazer uma auto terapia, que consistia em escrever um diario com tudo o que eu lembrava dos acontecimentos que ja vivi.
Nao conclui. Lembrei-me de tantas coisas que parei a auto terapia quando alcancei os acontecimentos ate os 15 anos de idade...rs. Ate chegar aos 42 anos atuais e muiiiita terapia rs.
Sim, lembrei-me disso, e lembrei-me tambem que o meu objetivo era descrever as emocoes, as sensacoes, as observacoes e as conclusoes que obtive dentro dos acontecimentos. E nao as emocoes, as sensacoes, as observacoes e as conclusoes que alcancei na visao atual.
Ou seja. Quando voce vive uma situacao voce esta dentro de um quadro emotivo que pode provocar conclusoes que a sua frieza ou maturidade atual modifica. Nao e verdade?
Foi exatamente isso que Salomao fez no livro de Eclesiastes.
Ele ia analisando o sentido da vida e descrevendo conforme as suas duvidas do momento em que observava.
Ele ia observando Deus, a vida, as pessoas e escrevendo conforme ia dando forma a sua conclusao.
No final do livro de Eclesiastes a sua conclusao de tudo o que observou ganhou forma total e entao ele a escreve como verdade absoluta do que conclui alegando:
"E o corpo volta para o po de onde veio, e o espirito sobe para Deus, que o deu".
Sim, foi exatamente isso que aconteceu no livro de Eclesiastes. Portanto que as analises ainda sem forma de Salomao do capitulo 1 ao capitulo 11 que nao sirva nunca como pretexto sobre o assunto "morte".
A verdade absoluta da conclusao de Salomao sobre o assunto, esta no capitulo derradeiro do livro de Eclesiastes, a saber, o capitulo 12. Em que ele afirma tudo o que analisou e concluiu alegando que o Espirito definitivamente volta para Deus.
Abracos

1 Comment:

M. said...

Você está bem certo quanto à realidade e ao sonho. Gostei do seu post.

d